A Secção

A Secção de Judo da Casa do Povo de Miranda do Corvo

Foi no ano de 1985 que, graças aos esforços conjuntos do Eng. Pedro Gonçalves (actualmente 7º Dan), que era o Coordenador dos Núcleos de Judo, e do então Presidente da Câmara de Miranda do Corvo, Dr. Jaime Ramos, foi lançado o projecto para uma Secção de Judo. O Judo passou a ser uma das secções desportivas da Casa do Povo local. Nesse mesmo ano, a Secção de Judo da Casa do Povo de Miranda do Corvo foi um dos clubes com mais atletas a nível nacional. Entre esses atletas, estava o jovem Filipe Nuno Rosa, que é, hoje em dia, Treinador da Secção de Judo da CPMC. Graças ao intenso trabalho do Mestre Filipe Nuno Rosa, a Secção evoluiu para além do imaginável na sua génese, recebendo, ano após ano, cada vez mais atletas nos diversos escalões etários.
 
No ano de 2003, a secção torna-se pioneira nas novas tecnologias ao ter uma presença na internet através do seu primeiro website, sendo um dos primeiros clubes de Judo a fazê-lo em Portugal. 

No ano seguinte, 2004, a Secção de Judo de Miranda do Corvo recebe a visita do Mestre Celso Martins, o qual tem sempre apoiado o clube e que, no âmbito do Programa Da Vinci, tem trazido a Miranda, anualmente, a visita de treinadores franceses.Em 2005, os judocas de Miranda conseguem alguns dos seus melhores resultados de sempre, com Tânia Ventura a conseguir o Bronze no Campeonato Nacional de Esperanças – repetindo o feito de Miguel Carvalho alguns anos antes –, Lewis Medeiros Custódio a a ser o primeiro atleta da Secçãoo a participar no Campeonato Nacional Universitário, conquistando o 3º lugar e respectiva medalha de Bronze, e com Paulo Sousa a alcançar um excelente 7º Lugar no Campeonato Nacional Sénior da FPJ, sendo, depois, chamado à Selecção Nacional. No ano seguinte, o Judo de Miranda do Corvo conseguiu ter três atletas, Miguel Carvalho, Paulo Sousa e Lewis Medeiros Custódio,no Campeonato Nacional Sénior, ficando todos nos primeiros 7 lugares das suas categorias.

Em 2007, a Secção colabora, apoia e divulga o maior evento desportivo a ocorrer em Miranda do Corvo até então: o Torneio Internacional de Esperanças Nível A, no qual participaram vários atletas de Miranda do Corvo.
Em 2015, com a nomenclatura da prova alterada e agora sediada em Coimbra, Miguel Rodrigues consegue um excelente 5º Lugar na Taça da Europa de Cadetes. Foi, igualmente, em 2015 que a Secção de Judo conquistou o 1º lugar no Torneio Internacional Memorial Tiago Alves, tendo a equipa sido constituída por Márcio, Alexandre Duarte, Rui Miguel Sousa, Lewis Medeiros Custódio, e Alexandre Vieira.
Em 2016, com os atletas cadetes e juniores a afirmarem-se definitivamente a nível zonal, a Secção consegue, através dos atletas Íris Paulo (cadete) e Miguel Rodrigues (júnior), alcançar o pódio a nível nacional com uma medalha de bronze na categoria de -78kg para Íris e uma medalha de bronze para Miguel nos +100Kg.

Entretanto, o clube continua a crescer e a sua sala, que, apesar de ter um dos melhores tapetes, é já demasiado pequena para as reais dimensões da Secção; porém, a Secção de Judo continua fiel aos seus objectivos: promover o Judo e, através do Judo e da sua Escola de Vida, proporcionar um viver mais saudável a quem connosco vem treinar.